O mito camoniano

Autores/as

  • Gilberto Mendonça Teles Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palabras clave:

Camões e a poesia brasileira

Resumen

Estudando em Camões e a poesia brasileira o processo da imitação e da influência, da repercussão e da permanente atualidade da obra de Camões na origem, na evolução autonômica e no posterior reconhecimento da poesia bra­sileira, chegamos à conclusão documentada de que todos os poetas brasileiros, antigos e modernos, velhos e novos, pagaram algum tributo a Camões, citando seu nome, retomando-lhe os temas e as formas expressivas, declarando-se sob a sua influência e tomando a sua obra como modelo de inúmeros poemas sérios e/ou humorísticos. Camões foi sempre o poeta modelo, tido como o "Príncipe dos Poetas Espanhóis", no século XVIII; visto como"Gênio" no Romantismo; e sentido até como "O MAIOR POETA BRASILEIRO", como num artigo do Prof. Silvio Elia. 

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Biografía del autor/a

Gilberto Mendonça Teles, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da UFRJ.

Publicado

1980-12-30

Cómo citar

Mendonça Teles, G. (1980). O mito camoniano. Convergência Lusíada, 5(7), 31–52. Recuperado a partir de https://convergencia.emnuvens.com.br/rcl/article/view/1140