'Eurico, o presbítero', de Alexandre Herculano: o amor impossível num romance histórico-trágico-passional

Auteurs

  • Hugo Lenes Menezes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Mots-clés :

tema recorrente, literatura romântica portuguesa, vertente trágico-passional, romance histórico herculaniano, Eurico, o presbítero.

Résumé

Na condição de fenômeno da arte verbal, eventualmente vinculado a gêneros e movimentos como o Romantismo, o tema recorrente revela a essência de toda uma produção escrita, bem assim a personalidade ideativa de seus autores, o que podemos verificar no caso dos Amores impossíveis na literatura portuguesa, tópico exemplificado, conforme demonstramos neste artigo de diálogo comparativo, por uma narrativa histórica e trágico-passional do romântico luso Alexandre Herculano, qual seja, Eurico, o presbítero(1844), romance em que o mencionado tema persevera enquanto ideia central, explicitada no capítulo XVIII, sugestivamente intitulado “Impossível”.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Hugo Lenes Menezes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Hugo Lenes Menezes é professor titular do Instituto Federal do Piauí, graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); aperfeiçoado pelo Centre d’Approches Vivantes des Langues et des Médias (Cavilam) de Vichy, França; especializado em Língua Portuguesa pela UFPI; mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, com estágio pós-doutoral em Estudos Comparados de Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP).

Téléchargements

Publiée

2018-06-30

Comment citer

Menezes, H. L. (2018). ’Eurico, o presbítero’, de Alexandre Herculano: o amor impossível num romance histórico-trágico-passional. Convergência Lusíada, 29(39), 88–104. Consulté à l’adresse https://convergencia.emnuvens.com.br/rcl/article/view/245