Prosador em anos de poesia: Helder Macedo e seus Poemas novos e velhos
Resumo
Helder Macedo, ao lançar em 2011 o livro Poemas novos e velhos, inclui poemas publicados em décadas anteriores e textos inéditos, versando sobre a passagem do tempo, o envelhecimento, as perdas. O livro tem uma tonalidade trágica, uma vez que várias das perdas referem-se à “morte dos amigos, a morte de pessoas que amei. A horrenda sacanice que me fizeram de terem morrido”, conforme entrevista dada a Pedro Teixeira Neves. Esses desaparecimentos obrigam o mundo a reorganizar-se “povoado de fantasmas”. No esforço em perscrutar os sentidos (im)possíveis das perdas e das ausências, conclui Macedo que “a poesia que se resolve, que adquire o sossego, é o silêncio”. Mas é nesse perscrutar que o olhar do eu lírico volta sobre o passado e que surge a metáfora do eterno retorno, contrapondo perda e morte à vida celebrada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.