Neocolonial e Casa Portuguesa: encontros de arquitetura
Palavras-chave:
arquitetura, neocolonial, casa portuguesaResumo
O estilo Neocolonial na arquitetura brasileira tem suas origens na pregação do arquiteto português Ricardo Severo, desenvolvida em São Paulo a partir de 1914. O movimento empolgaria boa parte da intelectualidade brasileira e alcançaria o apogeu na década de 1920, já sob a liderança de José Marianno Filho, no Rio de Janeiro. O Neocolonial encontrou sua justificativa na ânsia de buscar, nas formas construtivas radicionais do Brasil, uma arquitetura que pudesse ser definida como genuinamente autóctone, opondo-se ao ecletismo de matriz francesa. Movimento similar, conhecido como "Casa Portuguesa", se constituiu em Portugal na mesma época, revelando a tensão entre as orientações cosmopolitas expressas segundo modelos presos ao figurino «Beaux-Arcs» parisiense e as experiências referenciadas na identidade nacional que encontram sua maior expressão nos escritos e na arquitetura de Raul Lino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.