Desenlaces no Brasil pós-colonial: a construção de uma identidade nacional e a Comissão Mista Brasil-Portugal para o reconhecimento da Independência
Palavras-chave:
o Brasil pós-colonial, atas da Comissão Mista Brasil-PortugalResumo
Este trabalho sintetiza os primeiros resultados da pesquisa que venho realizando com as Atas da Comissão Mista Brasil-Portugal, formada a partir do Tratado de 25 de agosto de 1825 (reconhecimento da Independência), e com a correspondência trocada entre agentes diplomáticos dos dois países. Nesta documentação encontramos uma concentração massiva de reclamantes portugueses, na sua maioria comerciantes que tiveram seus bens seqüestrados nas províncias do Pará, Maranhão, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro. Desta forma, dando prosseguimento aos nossos estudos sobre os problemas decorrentes da Independência, da formação da Nação e de uma certa identidade nacional, definindo-se quem era "brasileiro" ou "português", traçamos um primeiro perfil de quem eram esses "portugueses" que tiveram seus bens seqüestrados e das questões políticas em tela.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.