Agostinho da Silva e as interrogações do tempo que urge
Palavras-chave:
Agostinho da Silva, Cristianismo, Islamismo, Religião, OcidenteResumo
Agostinho da Silva escreveu várias séries de Cadernos de Informação Cultural, com intenção pedagógica, em Portugal, antes de 1950. Este nosso estudo incide em dois desses cadernos, ambos publicados em 1942: O Cristianismo e O Islamismo. Em ambos os cadernos, o autor começa corno historiador, mas continua e termina como pensador, expondo as suas ideias filosóficas sobre as duas religiões. No tempo em que foi publicado, o caderno sobre o cristianismo trouxe ao seu autor dissabor bastante para o fazer deixar Portugal e partir para o Brasil. Hoje, a heterodoxia de Agostinho acerca do cristianismo parece inofensiva. Todavia, perguntamo-nos se o caderno sobre o islamismo não teria hoje uma repercussão expressiva, que não teve na época em que foi publicado, atendendo às dificuldades da relação entre o Islão e o Ocidente, nos nossos dias. Este estudo revisita os dois cadernos de Agostinho da Silva, com as inquietações do mundo actual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.