Agostinho da Silva e as interrogações do tempo que urge

Autores/as

  • Maria Leonor L. O. Xavier Universidade de Lisboa

Palabras clave:

Agostinho da Silva, Cristianismo, Islamismo, Religião, Ocidente

Resumen

Agostinho da Silva escreveu várias séries de Cadernos de Informação Cultural, com in­tenção pedagógica, em Portugal, antes de 1950. Este nosso estudo incide em dois desses cadernos, ambos publicados em 1942: O Cristianismo e O Islamismo. Em ambos os cader­nos, o autor começa corno historiador, mas continua e termina como pensador, expondo as suas ideias filosóficas sobre as duas religiões. No tempo em que foi publicado, o caderno sobre o cristianismo trouxe ao seu autor dissabor bastante para o fazer deixar Portugal e partir para o Brasil. Hoje, a heterodoxia de Agostinho acerca do cristianismo parece inofensiva. Todavia, perguntamo-nos se o caderno sobre o islamismo não teria hoje uma repercussão expressiva, que não teve na época em que foi publicado, atendendo às dificul­dades da relação entre o Islão e o Ocidente, nos nossos dias. Este estudo revisita os dois cadernos de Agostinho da Silva, com as inquietações do mundo actual.

Descargas

Biografía del autor/a

Maria Leonor L. O. Xavier, Universidade de Lisboa

Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde realizou a Licenciatura em Filosofia (I 981), o Mestrado (1986) e o Doutoramento (1994), na área de História da Filosofia Medieval, e onde tem leccionado, entre outras, a disciplina de Filosofia Medieval, bem como seminários do Mestrado de Filosofia em Portugal; é membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL) e da Sociedade Internacional para o Estudo da Filosofia Medieval (SIEPM); tem escrito múltiplos estudos no âmbito da confluência da filosofia e do cristianismo na história do pensamento ocidental, entre os quais, Razão e Ser. Três Questões de Ontologia em Santo Anselmo (FCG-FCT, 1999), Questões de Filosofia na Idade Média (Colibri, no prelo), «O Cristianismo e a Filosofia Ocidental: caminhos cruzados» (2001), e «Uma profilaxia antidogmáti­ca. A Teoria da Crença, de Joaquim Braga» (no prelo).

Publicado

2007-06-30

Cómo citar

Leonor L. O. Xavier, M. (2007). Agostinho da Silva e as interrogações do tempo que urge . Convergência Lusíada, 21(23), 259–271. Recuperado a partir de https://convergencia.emnuvens.com.br/rcl/article/view/615