Cidadania e Educação: sonho e realidades. Agostinho da Silva, um percursor exemplar, em Portugal e no Brasil, de uma efectiva educação para a cidadania
Palavras-chave:
Brasil, Portugal, Educação ao longo da vidaResumo
Em contexto de explícita crise de cidadania mundial, de que perpassa uma crise valores, numa era de clara e crescente desigualdade entre os homens, de um grande desgaste a nível da coesão social, em que se vivenciam atropelos sistemáticos à dignidade da Pessoa humana, em que as sociedades parentais, civis e políticas se debatem com a problemática de não saberem como lidar com os crescentes e preocupantes índices de inquietação, de perturbação, de intolerância e de crescente disrupção e violência, a questão que surge é: como inverter a lógica que, assustadoramente, se parece querer instalar nas nossas famílias, nas nossas escolas, nas sociedades, no mundo? Será a partir de problemas como este que desenvolveremos a reflexão sobre questões acidas à implementação de projectos de educação para a cidadania consolidados em um articulado plano de " educação ao longo de toda a vida", empreendido por George Agostinho Baptista da Silva em Portugal (1924-1944; 1969-1994) e no Brasil (1944-1969), no quadro do respeito intrínseco e da defesa dos direitos da pessoa humana, da coesão social, da diversidade cultural e dos valores democráticos. Partindo de notas sobre o percurso de vida e da apresentação de algumas das "Obras" de Agostinho da Silva apresentaremos o projecto de formação de uma humanidade mais compreensiva, mais solidária, mais participativa e tatnbém mais consciente que Agostinho desejava - e todos desejamos - para a sociedade do séc. XXI e para o nosso mundo lusófono.
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