Brasil & Portugal: ''Ficções Ativas'' e Fricções Cruzadas

Autores/as

  • Ângela Maria Dias Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palabras clave:

utopia, Nação, narração, América

Resumen

Partindo da "perspectiva ambivalente e antagônica da nação como narração", inerente ao pensamento de Homi Bhabha, a presente comunicação busca entrelaçar as reflexões de Eduardo Lourenço (nos ensaios Portugal como Destino seguido de Mitologia da Saudade e A Nau de caro), Roberto da Matta e Darcy Ribeiro sobre Portugal e Brasil, não só como específicos estilos de vida e "ficções ativas", mas sobretudo no cruzamento de interpretações e projeções, produzido pela continuada reciprocidade de olhares. No caso brasileiro, a própria concepção pluralista de nossa identidade cultural será pensada, do ponto de vista de Octavio Souza, em Fantasia de Brasil, como implicada na "precedência da utopia européia sobre o ato de batismo da América". Por outro lado serão comentadas as traduções diferenciadas de figuras tradicionais, como as da "melancolia" e da "tristeza", no processo da mutação histórica que as interpretou, na cultura brasileira.

Descargas

Biografía del autor/a

Ângela Maria Dias, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora de Literatura Brasileira, Teoria Literária e Literatura Comparada da UFF e Pesquisadora do CNPq. Doutora em Ciência da Literatura pela Faculdade de Letras da UFRJ. Ensaísta e crítica literária, desde os anos 80. Publicações recentes: Estéticas da crueldade (Coordenação e Organização com Paula Glenadel), Ed.Atlântica/2004; "O corpo do tempo na poesia de Carlos Drummond de Andrade". Revista da Biblioteca Mário de Andrade. nº 60/61, 2002/2003; "O vôo do olhar e a cena melancólica em Sérgio Sane' Annà'. O eixo e a roda Revista de literatura brasileira, Fale/UFM G, V. 9 / 1 O, 2003/2004.

Publicado

2005-12-30

Cómo citar

Maria Dias, Ângela. (2005). Brasil & Portugal: ’’Ficções Ativas’’ e Fricções Cruzadas . Convergência Lusíada, 19(21), 34–44. Recuperado a partir de https://convergencia.emnuvens.com.br/rcl/article/view/684