Fernando Lemos em coleção: entre a poética da imagem sobreposta e o manejo da forma
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2025.n54a1341Palavras-chave:
Fernando Lemos, Colecionismo, Casal GarciaResumo
Este ensaio tem como objetivo analisar o conjunto de obras de Fernando Lemos (1926-2019) no contexto da coleção do casal Maria Eugénia (1933-2021) e Francisco Garcia (1915-1985). A partir dos seis trabalhos do artista luso-brasileiro, discorreremos sobre as temáticas preponderantes, as linguagens e os suportes artísticos utilizados por Fernando Lemos, com o intuito de compreender a poética de seu trabalho. A partir de levantamento bibliográfico sobre a vida e a obra de Lemos, abordaremos os encontros e partidas do fotógrafo surrealista e a potência de sua obra, que não se limitou a uma linguagem. Ao contrário, através de seu fazer artístico, fez a imagem de poesia e a poesia de método para existir, transitando entre o surrealismo e o abstracionismo. Buscaremos, ainda, compreender como as seis obras da coleção dos Garcia irão sintetizar as fases do trabalho do artista, seus ideais e posicionamentos ideológicos e suas relações com os circuitos artísticos de Portugal e Brasil. Entendendo essas imagens como criativas e discursivas dentro do conjunto reunido, discutiremos a prática colecionista desse casal, sua rede de relações e as escolhas que sintetizam a composição visual e os discursos estético-políticos das peças artísticas.
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