Entre Literatura e Política: o jovem Fernando Pessoa e os seus descontentes
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2025.n54a1362Palavras-chave:
Fernando Pessoa, Jean Seul de Méluret, Modernismo português, Ensaísmo, CancelamentoResumo
Neste texto, damos atenção aos mecanismos de cancelamento utilizados pela atuação pública do jovem Fernando Pessoa (1888-1935), nos ensaios “A nova poesia portuguesa sociologicamente considerada” (1912a) e “Reincidindo...” (1912b), presentes em A Águia; e pelos textos não publicados em vida do heterônimo Jean Seul de Méluret, “Des cas d’exhibitionisme”, “La France en 1950” e “Messieurs les souteneurs”. A partir de uma revisão sobre os fundamentos da cultura do cancelamento, notamos que o ensaísmo de Pessoa no veículo saudosista ajusta o contrato social, permitindo-lhe deslocar dos ajuizamentos puramente literários às insurgências sobre alguns expoentes da Primeira República portuguesa. Méluret, por sua vez, é a persona dotada de procedimentos imagéticos, vazados de moralidade, que se responsabiliza por detratar manifestações culturais da Belle Époque francesa.
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