Entre la literatura y la política: el joven Fernando Pessoa y sus descontentos
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2025.n54a1362Palabras clave:
Fernando Pessoa, Jean Seul de Méluret, modernismo portugués, Ensayismo, CancelaciónResumen
En este texto, nos centramos en los mecanismos de cancelación utilizados en la actuación pública del joven Fernando Pessoa (1888-1935), en los ensayos “A nova poesia portuguesa sociológica” (1912a) y “Reincidindo...” (1912b), presentes en A Águia; y en los textos no publicados en vida del heterónimo Jean Seul de Méluret, “Des cas d’exhibitionisme”, “La France en 1950” y “Messieurs les souteneurs”. Con base en una revisión de los fundamentos de la cultura de la cancelación, observamos que los ensayos de Pessoa en el vehículo nostálgico ajustan el contrato social, permitiéndole pasar de los juicios puramente literarios a las insurrecciones contra algunos exponentes de la Primera República Portuguesa. Méluret, a su vez, es el personaje dotado de procedimientos basados en la imagen, vacíos de moralidad, que asume la responsabilidad de desvirtuar las manifestaciones culturales de la Belle Époque francesa.
Descargas
Citas
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico Lisboa: Difel, 1989.
HOMERO. Ilíada. Tradução de Trajano Vieira. São Paulo: Editora 34, 2020.
LOURDEY, Maurice. Arlette Dorgère et Cora Laparcerie, les XXX, aux Bouffes Parisiens. França, 1911. 1 desenho. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b53168242d?rk=579402;0. Acesso em: 24 jan. 2025.
PESSOA, Fernando. 136 pessoas de Pessoa. Edição de Jerónimo Pizarro e Patricio Ferrari. Rio de Janeiro: Tinta-da-china Brasil, 2017.
PESSOA, Fernando. A nova poesia portuguesa sociologicamente considerada. A Águia, Porto, 2. série, v. 1, n. 4, p. 101-107, abr. 1912a. Disponível em: https://www.pessoadigital.pt/pt/pub/Pessoa_A_Nova_Poesia_Portugueza_Sociologicamente_Considerada. Acesso em 24 jan. 2025.
PESSOA, Fernando. Cartas entre Fernando Pessoa e os directores da Presença. Edição de Enrico Martines. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1998.
PESSOA, Fernando. Crítica: ensaios, artigos e entrevistas. Edição de Fernando Cabral Martins. Lisboa: Assírio & Alvim, 2000.
PESSOA, Fernando. Obras de Jean Seul de Méluret. Edição de Rita Patrício e Jerônimo Pizarro. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2006.
PESSOA, Fernando. Reincidindo... A Águia, Porto, 2. série, v. 1, n. 5, p. 137-144, maio 1912b. Disponível em: https://www.pessoadigital.pt/pt/pub/Pessoa_Reincidindo. Acesso em 24 jan. 2025.
PESSOA, Fernando. Sobre o fascismo, a ditadura portuguesa e Salazar. Edição de José Barreto. Rio de Janeiro: Tinta-da-china Brasil, 2017.
POLÍBIO. História pragmática, livros I a V. São Paulo: Perspectiva, 2016.
SILVA, Alessandro da. “Cultura do cancelamento: cancelar para mudar? Eis a questão. Revista Argentina de Investigación Narrativa, v. 1, n. 1, p. 93-107, 30 jan. 2021. Disponível em: https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/rain/article/view/4862. Acesso em 24 jan. 2025.
SOUSA, João Rui de. Fotobibliografia de Fernando Pessoa (1902-1935). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1988.
TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Tradução de Mário da Gama Kury. Brasília: EdUnB, 2001.
ZARPELON, Fernando. Imaginário e cultura de cancelamento: o “mito” e a “#elenão”. 2021. Monografia (Pós-graduação em Semiótica Psicanalítica: Clínica da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
ZENITH, Richard. Pessoa: uma biografia. Tradução de Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2022 [2021].
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Marcelo Alves da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.